domingo, 18 de outubro de 2009

Mangas, manguinhas, mangonhas.....

O Ombro se tornou a parte do corpo mais valorizada pelos estilistas nesta temporada, de valorização da década de 80, com inspiração nas silhuetas poderosas dessa época. Logo os criadores de moda, providos de alta criatividade , construiram e desconstruiram mangas já tradicionais , adaptaram modelos antigos acrescidos de um sopro de modernidade. E o que se viu foi uma multiplicação de vários tipos de mangas. Aliás mangas para todos os gostos e estilos....Se você quer impressionar, vá de bufante, presunto, morcego e Minnie.

Bufante - A sua origem vem da Renascença italiana, uma exclusividade apenas dos homens, e muito adornadas. Por incrível que pareça ficou mais simples no reinado do rei Luís XIV, às vezes, com sobremangas. Vários estilistas brasileiros utilizaram essas mangas no verão2010.

Presunto - O seu formato lembra a perna de um carneiro, logo o seu nome de batismo em francês é "gigot". Elsa Schiaparelli foi uma estilista que abusou desse tipo de manga nas suas criações.


Morcego - Essa manga foi muito utilizada na década de 80, ela é ampla , a cava começa na cintura e vai afunilando para terminar nos punhos.Mas a sua origem vem do século 13, e fazia parte do guarda-roupa masculino. 1900's Paul Poiret assinou alguns looks com essa manga. E atualmente,podemos visualizá-las nos generosos caftãs.

Minnie - Foi inspirada na namorada do Mickey( imagem 4),dá a roupa um ar de princesa, mesmo que a concepção mais utilizada no momento seja futurista. Ver foto abaixo , look Dolce & Gabbana da coleção inverno 2010.

Há também, as mangas " minimalistas" , francesa e japonesa. A manga francesa é típica da alfaiataria, comprida e justa. É uma manga clássica e elegante. A manga japonesa , tem o formato triangular,e sem recorte de cava. Muito utilizada na década de 90, com a corrente minimalista.

Há também as maximalistas: a pagode, a sino e a rumbeira. A manga pagode , ver o look da Balmain da coleção inverno 2010 (imagem 1). É uma inspiração dos templos sagrados budistas da Ásia, com a ponta curvada para cima ( imagem 2).
















Fonte: revista VOGUE outubro 2009

Nenhum comentário: