quarta-feira, 17 de setembro de 2008

A busca da beleza nas diversas faixas etárias - I

A medida que envelhecemos, o nosso corpo passa por modificações físicas ( flacidez, gordura localizada, má-postura..), logo se faz necessário, identificar qual o melhor exercício físico e a alimentação mais eficaz para cada faixa etária , e assim, além de conquistar um corpo esbelto , adquirir mais qualidade de vida.
- 20 aos 30 anos = o alvo são os glúteos. Os exercícios mais recomendados são: a extensão no solo, seis apoio, elevação de perna e elevação lateral. Malhar três vezes por semana, fazer 3 séries de 18 repetições com intervalo de 30 segundos entre elas, carga mínima de 2kg e aumentá-la progressivamente.
-31 aos 40 anos = o alvo é o abdome, devido a perda de massa muscular , o que reduz a velocidade do metabolismo. O exercícios mais eficazes nesta fase, são: reto abdominal,lateral, abdominal reto + inferior e isométrico. Malhar 4 vezes por semana, fazer 2 séries de 25 repetições, com intervalo de 30 segundos entre elas.
-41 aos 45 anos = A meta é trabalhar o tríceps, com exercícios localizados como: francês, triceps no banco, na testa e com apoio na bola. Nesta fase da vida, o ideal é aumentar a frequência na academia e malhar 5 vezes por semana, fazer 3 séries de 15 repetições, com intervalo de 30 segundos entre elas, carga mínima de 3kg.
-a partir dos 46 anos = Cuidado especial é com a postura, os exercícios mais indicados são principalmente aqueles que melhoram o equilíbrio, com a ajuda da bola e da cama elástica, invista no funcional na bola, propriocepção ( equilíbrio na cama cama elástica), coordenação e equilíbrio
Vale ressaltar, que em todas as faixas etárias todos os membros do corpo devem ser trabalhados, apenas devemos respeitar a idade e focar uma atenção maior no que a idade do corpo carece, e nunca esquecer dos exercícios aeróbicos para queimar as calorias.
Fonte:revista Corpo a Corpo setembro de 2008.

Nenhum comentário: