quarta-feira, 17 de setembro de 2008

A busca da beleza nas diversas faixas etárias - II

Já vimos, qual a parte do corpo deve ser mais trabalhada ,de acordo com as faixas etárias, e agora vamos ver a alimentação ideal que devemos combinar com a prática dos exercícios físicos. As necessidade nutricionais mudam com a idade ,devido as alterações hormonais e a desacelaração do metabolismo, logo atenção ao que colocamos no nosso prato.
- 20 aos 30 anos - Nesta fase , o metabolismo está trabalhando muito, mas nem por isso devemos descuidar da alimentação, o corre -corre da vida nos estudos e no trabalho não deve ser uma desculpa para se viciar nos fastfoods. Procure consumir alimentos ricos em vitaminas e minerais, como queijos, legumes, frutos do mar e levedura de cerveja, pois são ricos em vitamina B12, e ajudam transformar a gordura em energia. Invista em grãos integrais, cereais, germe de trigo, batata, legumes e fígado, para beneficiar o sistema nervoso.Além de alimentos ricos em vitamina C ( kiwi, laranja, espinafre, limão acerola) para prevenir a perda da elasticidade. E não esquecer da perfeita combinação do povo brasileiro ( feijão, arroz, carne e legumes) .
- 31 aos 40 anos - No auge da vida profissional e sexual , o metabolismo começa a ficar mais lento, há a diminuição da musculatura e o aumento da massa de gordura. Invista na alimentação equilibrada e nos exercícios físicos para manter o corpo enxuto, melhorar o funcionamento do organismo e a defesa do sistema imunológico.
Procure não comer frituras, se alimente com proteinas magras( derivados de leite, carne, aves e peixes). Acrescente no seu prato, alimentos ricos em vitamina C, que neutralizam os radicais livres ( frutas cítricas, tomate e pimentão ), vitamina E ( futas oleaginosas, óleos vegetais), zinco ( carne, leite, cereais integrais), além de alimentos ricos em betacaroteno( folhas verde-escuras, mamão), selênio ( frutos do mar) e manganês ( noz, castanha).
- 41 anos 45 anos - Período que antecede a menopausa, momento de preparar o corpo para evitar a osteoporose, ganho de peso e doenças cardiovasculares. Diminua a ingestão de alimentos gordurosos e aumente o consumo de vitaminas principalmente a E, pois ela reduz o processo oxidativo, logo os alimentos antioxidantes são: carne, batata, repolho, espinafre e frutas. Evitar o açúcar ,o sal em excesso e a gordura saturada para controlar o colesterol, o triglicérides, a diabetes e a pressão arterial.
-a partir dos 46 anos - Este período é marcado pelas mudanças hormonais, logo diminua a ingestão de calorias. Invista em alimentos ricos em cálcio ( peixes, leite e derivados desnatados e hortaliças), fundamentais na prevenção da osteoporose. Aposte também em alimentos ricos em vitamina D ( fígado, peixes e futos do mar) e em magnésio ( soja, castanha, leite, frutas, legumes e germe de trigo) , que ajuda no combate ao mau humor e a depressão, que podem aparecer junto com a menopausa.
Não deixe para amanhã, uma alimentão equilibrada e ricas em vitaminas e minerais ,apropriados para sua faixa etária, comece hoje mesmo a prática de exercícios físicos combinado com essa alimentação saudável. E se prepare , não só para a chegada do verão mas para "envelhecer "com saúde. Quer dizer, se manter sempre enxuta e sádia em qualquer idade.

Fonte: revista Corpo a Corpo - setembro 2008.

Nenhum comentário: