segunda-feira, 28 de setembro de 2009

O Corset está na Moda


Corset em couro com fechamento de fita









Desenho no Corel drawn - Coleção Maria Antonieta se vestiu de Picasso no século XXI



Madonna com seu famoso sutiã -cone de Jean-Paul Gaultier na turnê Blonde Ambition , em 1990

A moda de usar vestido estilo camisola e conjuntos ( blusa + calça) pijama, visto principalmente nos desfiles do hemisfério norte, trouxe uma peça até então um pouco esquecida- o corset.
Na minha monografia de conclusão do curso de Artes Visuais, Cultura e Criação em junho em João Pessoa, criei algumas peças inspiradas no espartilho da rainha da França no século XVIII Maria Antonieta ( visto na foto 3), consegui captar a essência do momento de usar o corset.....
No período de Maria Antonieta, o espartilho tinha o objetivo de enfatizar o poder da classe dominante, afinar a cintura e levantar os seios..........Essa versão tão apertada causava certos desconfortos como: respirar, digerir, se movimentar e até desmaios, palpitações cardíacas, gases..........
O Corset 2009/2010 traz a sutileza sensual, combinando essa peça com calça e blazer, com cardigãs, ankle boots, escarpins pesados.
O Corset com alfaiataria é o luxo do momento da mulher que valoriza a sua inteligência e o corpão. Ou melhor os seios empinados.
Fonte: Monografia - Os Revolucionários na Moda e na Arte - Maria Antonieta e Picasso
Vogue setembro 2009



Nenhum comentário: