segunda-feira, 21 de setembro de 2009

O Surrealismo na Moda

Chapéu-sapato de 1937

Vestido com detalhes da obra de Jean Cocteau


Icônico suéter de lã com laço "trompe l'oeil da coleção de 1927
Nas crises financeiras, o mercado de moda se volta para a comercialização de roupas mais básicas, outra corrente prega o escapismo como forma de alegrar esse período de incertezas. O escapismo abusa da criatividade do surrealismo para se destacar no meio de tantos modelos básicos.
A maior defensora desse estilo foi a estilista italiana Elsa Schiaparelli ( 1890-1973), ela fazia a ponte com a moda surrealista de Salvador Dali, Francis Picabia, Marcel Duchamp e Man Ray com maestria.
Foi Elsa Schiaparelli quem criou e difundiu o efeito " trompe l'oeil"( golpe de vista em francês) nas vitrines e passarelas , interligando as fronteiras da moda e arte com muito humor e sem medo dos excessos. Vários estilistas de renome internacional , como: Dolce & Gabbana,Catherine Malandrino, Isaac Mizrahi, Oscar de La Renta...........e os nacionais como: Alexandre Herchcovitch e Ronaldo Fraga, fizeram algumas releituras do surrealismo de Elsa. No caso dos brasileiros utilizaram o efeito "trompe l'oeil" para criar um efeito " não é o que parece".
Mais curiosidades sobre Elsa Schiaparelli: ela inventou e difundiu a cor Pink, e ela não era " muy amiga" de Coco Chanel, ou seja, as duas eram grandes rivais na moda francesa por seguirem estilos opostos.

Fonte: VOGUE setembro 2009

Nenhum comentário: